Grupo Fraterno de Assistência "Nossa Casa" - Grupo Fraterno de Assistência "Nossa Casa"

Grupo Fraterno de Assistência "Nossa Casa"

›› A PARTÍCULA DE DEUS


Uma interessante comparação entre a ciência acadêmica e a ciência espírita.

 Amigos leitores, como todos sabem, a Doutrina Espírita possui três aspectos fundamentais: ciência, filosofia e religião (conseqüência moral). No artigo de hoje, sem nenhuma pretensão em ocupar o espaço de pesquisador do cosmos, porque conhecemos nossas limitações, vamos fazer uma analogia de um assunto, objeto de pesquisa científica e de suma importância para toda a humanidade. Considerado o maior experimento científico já feito, ou seja, o Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), o qual consiste no encontro de dois feixes de partículas subatômicas, em uma energia inédita e velocidade próxima à da luz, reproduzindo o cenário do Cosmos (um trilionésimo de segundo, após o Big Bang) de que, com certeza, todos já ouviram falar. Mas, a maior busca por parte de nossos cientistas, inclusive, com grande honra para todos nós – pois participam dessa equipe também cientistas brasileiros, como Sérgio Novaes, professor do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista – é o chamado “Bóson de Higgs”, conhecido também pelos físicos de “A partícula de Deus”. Esse fato foi predito pelos físicos britânicos Peter Higgs e Philip Anderson; por volta de 1964, por Higgs, e, por Philip, por volta de 1974. Ainda que esse fato esteja na teoria, a comunidade científica da física nuclear acredita que, com o experimento atual, aumentando a sua velocidade e utilizando a energia máxima, comprovar-se-á essa tese, com estimativa para 2013.

Mas, afinal, o que significa essa “Partícula de Deus ou Bóson de Higgs”? E que importância terá essa descoberta? A palavra está com quem entende do assunto, como segue: “Representa a chave para explicar a origem da massa das outras partículas elementares”. Simplificando: é a matéria mãe de tudo o que existe no universo, originando galáxias, planetas e seres vivos. Mas, será que toda essa pesquisa não vem comprovar o que foi dito na Revista Espírita, de Allan Kardec, em 06/1858, pelo Espírito São Luís, também em 1864, 03/1866, Ed. 03/1865, e nos livros: Livro dos Médiuns e A Gênese, quando os Espíritos ligados à ciência cósmica discorreram para o mestre lionês Allan Kardec, sobre o FCU – Fluido Cósmico Universal? E no que consiste esse FCU? Simplesmente o que os cientistas já sabem na teoria, ou seja: A MATÉRIA MÃE, matéria geradora de tudo que existe no universo. O artigo afirma, ainda, que será reaberto debate entre ciência e religião.Não! Podemos afiançar, com toda a segurança, pelo menos em nome da Doutrina Espírita, que será mais um fato em que a ciência física nuclear marchará juntamente com a ciência espírita, uma comprovando a outra, sem debate inútil e estéril, mas, sim, demonstrando ao mundo que existe um CRIADOR, a Inteligência Suprema, Causa Primária de todas as coisas, e de como tudo se originou no universo. Vamos pensar sobre isso? Muita paz a todos!

Antônio Tadeu Minghin.

 

Artigo retirado integralmente da Revista Internacional de Espiritismo – agosto/2010 – pág. 372.

Seja um colaborador

Sua contribuição é imprescindível para que possamos dar continuidade a este trabalho. Saiba mais

Calendário

Calendário

Localização

Como Chegar

Bazar Beneficiente

O GFA “Nossa Casa” possui um bazar com artigos novos e seminovos, doados por seus amigos, frequentadores e trabalhadores. Saiba mais

Atendimento Fraterno

O Atendimento Fraterno compreende os passes e palestras sobre o Evangelho realizados pela "Nossa Casa". Saiba mais

Indicação de Leitura

Buscando indicações e sugestões de leitura ? Compartilhe conosco suas necessidades e dúvidas. Saiba mais