Grupo Fraterno de Assistência "Nossa Casa" - Grupo Fraterno de Assistência "Nossa Casa"

Grupo Fraterno de Assistência "Nossa Casa"

›› Histórico


O “GFA GRUPO FRATERNO DE ASSISTÊNCIA”, que tem como sigla “GFA”, e como carinhosamente eleito “Nossa Casa” teve em verdade a sua semente plantada no início de 1954, ou seja, há 49 anos, quando o casal Oslavia Braz Leonis e Edison Leonis, oriundos da Federação Espírita do Estado de São Paulo – FEESP passou a reunir, aos domingos, em sua própria residência, um primeiro grupo formado por dez famílias de amigos e simpatizantes da Doutrina, onde se praticava o Evangelho no Lar e as mulheres confeccionavam enxovais destinados à gestantes carentes, moradoras das proximidades…

 Assim é que imbuídos destes propósitos 28 anos depois, essa iniciativa deu origem ao atual grupo GFA, fundado então pelo casal Leonis, em 1º de abril de 1982.

 Não poderíamos deixar de aqui prestar a homenagem à seus fundadores até como reconhecimento e agradecimento por todos aqueles que hoje usufruem e usufruirão de sua estrutura e organização, através dos trabalhos espirituais, dos trabalhos de  assistência social, da educação mediúnica e dos estudos da Doutrina.

 Resgatando a história

 Oslavia Braz Leonis (fundadora do GFA “Nossa Casa”) dedicou toda sua vida à pratica de ações sociais. “Tudo começou quando passou a frequentar e, posteriormente, a estudar na Federação Espírita do Estado de  São Paulo – FEESP. Ali,ela iniciou suas atividades no Departamento de Orientação Espiritual,ministrando passes.

Passou depois, a coordenar as Feiras da Primavera, ocorridas anualmente,além de um bazar permanente.Ambos tinham como meta angariar os recursos necessários à construção de novas instalações da Federação. Para tanto foi-lhe oferecida uma sala especialmente reservada para este fim.

Concomitante a isso, foi convidada a ser secretaria da Turma de Aprendizes do Evangelho onde passou a realizar campanhas voltadas às instituições, como a de Santo Ângelo que abrigava hansenianos. Assumiu também nesse período a Campanha do Evangelho no Lar, além de se responsabilizar pela lanchonete da Federação, onde eram realizados os almoços beneficentes…

De segunda a segunda, ela dividia seu tempo entre as responsabilidades adquiridas com seu trabalho voluntário e as tarefas domésticas como esposa e mãe de cinco filhos… E houve época em que ajudava no orçamento da casa, vendendo roupas!”

 Por sua vez, Edison Leonis, (fundador do GFA “Nossa Casa”) dispunha de pouco tempo para se dedicar ao voluntariado, por trabalhar durante o dia, para o sustento da família. Mas o tempo não foi empecilho para a continuidade de seus estudos sobre a Doutrina e as obras de Kardec.

Diariamente, ele frequentava seus cursos na Federação, após cumprir seus compromissos profissionais como contador. Assim pouco tempo depois, passou a dar aulas nas Turmas de Aprendizes do Evangelho, aos sábados, afim de poder também ministrar essas aulas  em outras regiões do Estado. Muitas foram às viagens do casal Leonis para outras regiões dentro do Estado.

Mas a mais relevante contribuição de Edison Leonis foi a elaboração criteriosa de três compêndios onde, em cada lição foram compiladas as seguintes obras de Kardec: Evangelho Segundo o Espiritismo,O Livro dos Espíritos e O Livro dos Médiuns.

Intitulados, Curso de Doutrina Espírita – Tomo I, II e III, respectivamente, eles sintetizam ensinamentos doutrinários destinados aos iniciantes no estudo do Espiritismo.

“Graças ao seu profundo conhecimento doutrinário foi possível a realização dessa trilogia que, por sua vez, possibilitou a realização do Curso de Doutrina Espírita, em Nossa Casa”.

Em razão do seu falecimento ocorrido em 1989, ficou inacabado o compendio sobre “A Gênese” de Allan Kardec.

 Prosseguindo com o trabalho…

 Logo no início da década de 1980,a história dava sua continuidade, quando  um casal de amigos da família Leonis cedia um espaço, nas dependências de sua residência onde, mais uma vez,um novo grupo se formava afim de confeccionar enxovais, realizar trabalhos manuais, de artesanato e,como sempre ali acontecia a pratica do Evangelho no Lar.

Foram organizados  vários pequenos bazares e chás beneficentes…Com o passar do tempo, aquele espaço foi se tornado pequeno em decorrência do acúmulo de doações e prendas,inviabilizando a continuidade do trabalho.

A mudança para um local mais amplo era iminente, porém, a grande dificuldade era o pagamento de aluguel.

Sem recursos suficientes Oslavia Braz Leonis, não hesitou. “Para poder pagá-lo, pediu ajuda aos amigos mais próximos e familiares… A cada mês saia, de casa em casa, para receber os recursos… Cada um contribuía com o que lhe era possível.”

Com a transferência para um imóvel mais amplo, localizado à rua Dr. Diogo de Faria, na Vila Clementino,uma nova etapa se iniciava, possibilitando a retomada das atividades semanais, como por exemplo, a formação do Grupo de Estudos do Livro dos Espíritos e a Assistência Espiritual.

 Nova Fase …

 Esta nova fase ensejou então que Edison Leonis realizasse a elaboração minuciosa do estatuto de nossa instituição. Foi a partir, desse momento, que para os efeitos da lei, passava a existir oficialmente o Grupo Fraterno de Assistência,cuja denominação nascia junto com o seu estatuto.

Nesse novo endereço uma sala foi especialmente reservada para sediar o bazar permanente, e onde eventualmente aconteciam outros com maior variedade de mercadorias em datas especiais.

Obviamente, como todo início as circunstâncias nem sempre foram favoráveis, ao contrário,era necessária muita dedicação, persistência e, acima de tudo, determinação para que os objetivos fossem alcançados.

 Decorridos cinco anos, os proprietários pediram o imóvel para que, em seu terreno, fosse construído um edifício. O Grupo Fraterno de Assistência mudava-se então para o endereço da rua Dr. Bacelar, 255 (no mesmo bairro) onde permaneceu por sete anos… Tempo este que decorrido permitiu que fossem angariados recursos suficientes e necessários a compra de um imóvel próprio para a nova sede.

Assim no ano de 1995 que o número 353,da Rua Dr. Bacelar, passa a ser de fato a “Nossa Casa”!

“O maior legado deixado pelo casal Leonis foi, sem dúvida, o exemplo de pessoas empreendedoras, que realizam… que tem a coragem e a audácia de dar o primeiro passo… que tem atitudes positivas diante da vida… mesmo tendo de enfrentar reveses… perseverantes, que fazem as coisas acontecerem, pois possuíam a fé inabalável da busca direcionada aos seus objetivos de contribuir para tornar nosso mundo, um lugar melhor!”

Seja um colaborador

Sua contribuição é imprescindível para que possamos dar continuidade a este trabalho. Saiba mais

Calendário

Calendário

Localização

Como Chegar

Bazar Beneficiente

O GFA “Nossa Casa” possui um bazar com artigos novos e seminovos, doados por seus amigos, frequentadores e trabalhadores. Saiba mais

Atendimento Fraterno

O Atendimento Fraterno compreende os passes e palestras sobre o Evangelho realizados pela "Nossa Casa". Saiba mais

Indicação de Leitura

Buscando indicações e sugestões de leitura ? Compartilhe conosco suas necessidades e dúvidas. Saiba mais

best vinyl cutter for small business