Grupo Fraterno de Assistência "Nossa Casa" - Grupo Fraterno de Assistência "Nossa Casa"

Grupo Fraterno de Assistência "Nossa Casa"

›› Obras da Codificação


“O Livro dos Espíritos” é a pedra fundamental da Codificação. É o núcleo central e ao mesmo tempo o arcabouço geral da doutrina. Todas as demais obras de Kardec, que completam a codificação, partem do seu conteúdo, constituem desdobramentos de temas que dele constam.

Dentro da esquematização geral da codificação a parte que a ele corresponde é a que figura nos Livros I e II, até o capítulo quinto, ou seja, a que é tratada por ele com exclusividade.

Com respeito às demais obras, temos o seguinte:

1º) “O Livro dos Médiuns”, sequência natural do “Livro dos Espíritos”, que cuida especialmente da parte experimental da doutrina e tem a sua fonte no Livro II, a partir do capítulo sexto até o final. Toda a matéria contida nessa nessa parte do “Livro dos Espíritos” é reorganizada e ampliada no “Livro dos Médiuns”, notadamente o concernente ao capítulo nono, denominado “Intervenção dos Espíritos no mundo corpóreo.

2º) “O Evangelho Segundo o Espiritismo” decorre naturalmente do Livro III do “Livro dos Espíritos”, em que são estudadas as leis morais, focalizando especialmente a aplicação dos princípios de moral evangélica, assim como dos temas religiosos da adoração, da prece e da prática da caridade.

3º) “O Céu e o Inferno” decorre do Livro IV, “Esperanças e Consolações” do “Livro dos Espíritos”, em que são analisados os temas alusivos às penas e aos gozos terrenos e futuros, abarcando a discussão do dogma das penas eternas e de outros dogmas (ressurreição da carne, paraíso, inferno e purgatório).

4º) A Gênese, os milagres e as predições” liga-se aos capítulos II, III e IV do Livro I, e capítulos IX, X, e XI do Livro II, assim como as partes dos capítulos do Livro III que cuidam dos problemas genésicos e da evolução física da Terra. Possui sentido amplo, pois abrange ao mesmo tempo as questões de formação e do desenvolvimento do globo terrestre, e as concernentes a passagens evangélicas e escriturísticas. Ademais, apresenta no seu Capítulo I, denominado “Caracteres da revelação espírita” um retrato profundo e esclarecedor do Espiritismo.

5º) Os pequenos livros introdutórios ao estudo da doutrina, “O Principiante Espírita” e “O que é o Espiritismo”, que não se incluem propriamente na codificação, também se acham vinculados ao “Livro dos Espíritos”, pois decorrem da “Introdução” e dos “Prolegômenos”.

A codificação se apresenta, pois, como um todo homogêneo e consequente.

Todas as aludidas obras que compõem a codificação foram ampliadas por Kardec depois das suas primeiras edições, sempre sob assistência e orientação dos Espíritos.

Seja um colaborador

Sua contribuição é imprescindível para que possamos dar continuidade a este trabalho. Saiba mais

Calendário

Calendário

Localização

Como Chegar

Bazar Beneficiente

O GFA “Nossa Casa” possui um bazar com artigos novos e seminovos, doados por seus amigos, frequentadores e trabalhadores. Saiba mais

Atendimento Fraterno

O Atendimento Fraterno compreende os passes e palestras sobre o Evangelho realizados pela "Nossa Casa". Saiba mais

Indicação de Leitura

Buscando indicações e sugestões de leitura ? Compartilhe conosco suas necessidades e dúvidas. Saiba mais