›› Fluidoterapia (Passes)
Fluidoterapia, mais conhecida como “passe” é uma transfusão de energias de uma pessoa a outra que visa o equilíbrio físico-psíquico de quem recebe o passe.
Especificamente denominada transfusão biopsicoenergética, onde se conjugam energias próprias do corpo físico (magnetismo),do períspirito (psíquico),somadas aos fluídos dos espíritos, que direcionadas pelo pensamento e pela vontade daquele que aplica o passe, são absorvidas por quem o recebe, de forma a equilibrar e restabelecer a saúde física e psíquica.
o passe é uma prática milenar. Já no antigo Egito se fazia cura através da imposição das mãos, como em outras civilizações, inclusive na antiga Grécia. Modernamente inúmeras pesquisas científicas levadas a efeito nos Estados Unidos, Europa e mesmo no Brasil, encontram êxito no comprovarem cientificamente a existência das energias utilizadas no passe e sua eficácia (vide o livro “Mãos de Luz” da cientista americana Barbara Ann Brennan).
A médica Marlene Nobre relata no seu livro “O Passe Como Cura Magnética”:
“O fenômeno da imposição de mãos (como o passe geralmente é feito) sempre existiu, mas foi com Jesus que se mostrou com toda a sua magnitude, inspirando inclusive a seus discípulos, a continuidade da terapêutica consoladora. Embora as curas feitas por Jesus sejam inatingíveis para nós, em nosso atual estágio evolutivo, sua figura é e sempre será fonte inspiradora desta importante terapia”.
É um ato de socorro fraterno, pelo qual existe uma doação de energia, (magnetismo) do doador, aliado às energias do ambiente e somadas, ainda à energia fluídica doada amorosamente pelo plano espiritual. Assim, podemos dizer que é fluidoterapia, já que se trata de terapia onde são empregados fluídos tanto de ordem física quanto espirituais.
O passe, portanto, vem se constituir no grande harmonizador energético, higienizando e revitalizando os centros de força (receptores de energia), desobstruindo os bloqueios, reabastecendo, assim, o nosso campo energético. Constitui-se em valioso auxiliar no tratamento de doenças físicas e dos desequilíbrios de ordem emocional, possibilitando que a pessoa readquira forças e restabeleça o seu equilíbrio para o enfrentamento de problemas de toda a ordem.
Entretanto, no caso de doenças físicas ressalta-se que o paciente deve continuar com a prescrição e o tratamento médico, pois nem o passe e nem o passista substituem ao médico, mas complementam o tratamento médico.
A observação feita não invalida a aplicação da fluidoterapia conquanto que o equilíbrio conquistado através do passe ajude no restabelecimento da saúde física e do equilíbrio psíquico emocional.
O recebimento do passe se dá através de nosso períspirito, para tanto, deveremos permanecer em estado de tranquilidade e com a mente posicionada em pensamentos positivos, em preces.
Essa disposição mental ajudará na absorção dos fluídos transmitidos durante o passe, através da sintonia que se estabelece entre a disposição positiva do passista e do receptor.
Desde o inicio do dia do passe, a pessoa deverá se preparar para poder recebê-lo mais eficazmente, afastando pensamentos negativos e de tristeza, ódio, rancor, ressentimentos, revolta, ciúmes, inveja e, se possível, evitando discussões.
o PASSE AJUDA, AMPARA E AUXILIA. É PRIMEIRO PASSO PARA O PROGRESSO ESPIRITUAL, QUE PERMITIRÁ A VERDADEIRA COMPREENSÃO DA VIDA E DA FELICIDADE POSSÍVEL.
SAIBA MAIS:
Como dissemos o passe (fluidoterapia) se constitui na composição de fluídos, convencionando-se dividi-los em três categorias:
Passe magnético: é o tipo de passe em que a pessoa do passista doa apenas fluídos seus utilizando a força magnética existente em si mesmo, ou seja, de seu perispírito e de seu corpo físico onde há componentes energéticos e espirituais.
Passe espiritual: é uma transfusão feita pelos bons espíritos, sem intermediários, diretamente no períspirito das pessoas enfermas ou desenergizadas. No passe espiritual a pessoa não recebe fluídos magnéticos, mas outros, mais puros e mais sutis, trazidos pelos Espíritos benfeitores. São mais raros.
Passe magnético-espiritual ou misto: é uma modalidade de passe onde se misturam os fluídos do passista com os dos bons Espíritos, a combinação é muito maior e mais intensa que no passe magnético, e seus efeitos são mais salutares. Se constitui no passe ministrado nos Centros Espíritas, portanto, o que é ministrado no GFA “Nossa Casa”.
o passe é pois a energia fluídica humana conjugada com a energia fluídica Ada espiritualidade, doada amorosamente através e pelo passista.
Assim, o sucesso do passe dependerá muito da fé de quem dá e de quem o recebe pois Jesus já dizia “TUA FÉ TE CUROU”.
Oficialmente, a Doutrina Espírita não prescreve uma metodologia para o passe. Cada grupo é livre para se posicionar de um modo ou de outro, desde que sem exageros. Assim, não deve haver rituais ou gestos pré-determinados, importando mais a intenção e a disposição de quem dá e de quem recebe, bem como, o conhecimento do passista do mecanismo pelo qual se dá a transmissão dessas energias.
Importante seja levado em conta, é que nenhuma das formas de aplicação do passe surtirá efeito se o passista não tiver dentro de si a vontade fraterna e amorosa de ajudar e as condições morais e salutares para concretizá-lo.
“Fé, amor ao próximo, disciplina, conhecimento, equilíbrio psíquico, humildade, devoção e abnegação, são algumas das condições básicas para o exercício do passe espírita” – (O Livro dos Espíritos – Allan Kardec, parte II, cap.IX, pag.279 – Ed.202-FEB).
Bibliografia :
“Mãos de Luz” – Barbara Ann Brennan.
“O Passe Como Cura Magnética” – Marlene Nobre.